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CoONJUNTO DE COMBATE - Bf109G-10 e Spitfire Mk.V Revel nº 03710
Um pouco da história,
O Supermarine Spitfire é provavelmente o caça britânico mais famoso da Segunda Guerra Mundial. Era uma máquina toda em metal com configuração de asa baixa, asas elípticas distintas, cauda clássica e trem de pouso retrátil. O vôo do protótipo ocorreu em 5 de março de 1936.
O Spitfire provou ser um elemento básico da RAF durante a guerra, tendo um bom desempenho após a guerra e permanecendo em produção por 10 anos. A história do Spitfire começou na prancheta de RJ Mitchell, projetista-chefe da Supermarine.
Os primeiros aviões foram entregues às unidades da RAF em 1938, mas quando a Batalha da Grã-Bretanha começou no verão de 1940, já havia 19 esquadrões de caças modernos nos campos de aviação - 600 aeronaves defendiam as ilhas junto com os furacões um pouco mais antigos.
À medida que as hostilidades se intensificaram, o Spitfire entrou em serviço onde quer que a RAF operasse no Extremo Oriente, Norte de África e Itália, durante os desembarques na Normandia e combates em França e, finalmente, durante a campanha de 1945 na Alemanha.
Para muitos britânicos, tornou-se um símbolo de vitória na Segunda Guerra Mundial. Existem pelo menos uma dúzia de versões de produção desta máquina incrível. O mais importante deles inclui o primeiro Spitfire Mk.I de produção, movido por um motor Rolls-Royce Merlin II de 1.030 HP. Acima de tudo, foi este avião que deu uma contribuição tão notável para a Batalha da Grã-Bretanha.
Diversas variantes deste modelo foram desenvolvidas, incluindo PR Mk IA (variante de reconhecimento) ou PR.IG (variante de reconhecimento armado). Outra variante interessante foi o Spitfire Mk.V com motor Rolls-Royce Merlin 45 com 1440 cv.
Os motores Merlin 50 foram posteriormente instalados, a produção em série desta variante começou em 1941 e foi a resposta da RAF à introdução do Messerschmitt Bf-109F.
Outra variante de muito sucesso é o Spitfire Mk.IX, movido por um motor Merlin 61 com hélice de 4 pás. Foi criado como oponente do Focke-Wulf Fw-190 e entrou em produção no final de 1941. Esta versão foi modificada várias vezes e, por exemplo, em 1944 recebeu um novo giroscópio, um leme ampliado ou um sistema de asas diferente. Outra variante importante é o Spitfire Mk.XIV com motor Rolls-Royce Griffon 61 e hélice de cinco pás. A produção em série começou em outubro de 1943.
Uma das últimas séries foi o Mk.21. Esta versão tinha motor Griffon 61, estrutura e carenagem fortemente reforçadas, e as asas foram estendidas, aumentando sua superfície de vôo. A produção em série começou em março de 1945. Dados técnicos (versão Mk.XIV): comprimento: 9,14 m, envergadura: 11,23 m, altura: 3,05 m, velocidade máxima: 717 km/h, taxa de subida: 18,5 m/s, teto prático: 13.200 m, alcance máximo: 1.815 km, armamento: fixo - 4 metralhadoras de 7,7 mm e 2 canhões Hispano Mk II de 20 mm, suspensos - bombas de até 225 kg.
O Messerschmitt Bf-109 é um caça alemão monomotor com estrutura metálica em configuração de asa baixa e cauda clássica. Acabou sendo o caça básico e mais produzido da Luftwaffe durante a Segunda Guerra Mundial. O vôo do protótipo ocorreu em 29 de maio de 1935, a produção em série continuou entre 1936-1945.
No total, estima-se que foram produzidos cerca de 35.000 caças Messerschmitt Bf-109, muitos dos quais foram para as forças aéreas checas e israelitas após a guerra. As raízes do Bf-109 remontam à nova competição de caças anunciada pela Luftwaffe em 1933. Na competição com o He-112, o projeto Bf-109 inicialmente perdeu, mas graças às intrigas de Willie Messerschmitt, o projeto foi autorizado a continuar e acabou vencendo a competição e se tornando o principal caça da Luftwaffe.
Durante a produção, diversas variantes principais do Bf-109 foram desenvolvidas. A primeira série de pré-produção foi o Bf-109B (Berta) com várias versões do motor Junkers Jumo 210 (A ou Da). A partir de 1937, durante a guerra civil, foram testados em Espanha.
A próxima versão é o Bf-109C (César). Eles tinham um motor diferente da versão AB e amplo armamento de dois canhões de 20 mm e 2 HP 7,92 mm. Esses aviões também lutaram nos céus da Espanha.
A terceira versão é o Bf-109D (Dora) com motor Junkers Jumo 210 Da ou Daimler-Benz DB 600. Lutou na campanha de setembro, mas foi substituído pela versão E na virada de 1939/1940. modelo é o Daimler-Benz 601A ou N, era um Bf-109E (Emil) equipado com motor, que foi o primeiro a usar uma hélice de três pás em vez de uma de duas pás.
O Bf-109E lutou na campanha francesa na Inglaterra, no Norte da África e na Frente Oriental. O craque que iniciou sua carreira no Bf-109E foi o famoso Adolf Galland. A próxima versão é o Bf-109F (Friedrich), que segundo os pilotos alemães era o mais aerodinamicamente perfeito. Ele usou um formato alterado de fuselagem, asas e tampas da cabine, mas nenhum motor novo foi usado.
Foi colocado em serviço na virada de 1940/1941. Como parte do desenvolvimento do projeto, foram produzidas especificações adicionais do Bf-109, das quais a versão G (Gustav) foi produzida em maior número. A mudança mais importante para aumentar o desempenho da máquina foi a instalação de um novo motor Daimler-Benz DB605A de 12 cilindros com 1.475 cv. O Bf-109G estava armado com uma metralhadora de 13 mm montada na fuselagem à frente da capota da cabine e o canhão MG151 de 20 mm ou mais pesado MK108 de 30 mm.
A última versão de produção foi o Bf-109K (Kurfirst), cuja produção começou em outubro de 1944. Uma unidade Daimler-Benz DB 605DB ou DC foi usada como motor. O Bf-109K foi a versão mais rápida produzida durante a Segunda Guerra Mundial, atingindo 730 km/h. Além disso, foram feitas duas versões - H e Z, mas eram versões mais experimentais e sua produção em massa não foi iniciada. Melhorias posteriores na propulsão e no armamento fizeram do Messerschmitt Bf-109 um dos caças mais perigosos da Segunda Guerra Mundial e também mostraram o grande potencial da fuselagem ligeiramente angular projetada por Willi Messerschmitt.
Dados técnicos (versão Bf-109 G-6): comprimento: 8,95 m, envergadura: 9,92 m, altura: 2,6 m, velocidade máxima: 640 km/h, razão de subida: 17 m/s, alcance máximo: 850 km, teto máximo 12.000m, armamento: fixo - 2 metralhadoras MG131 13 mm e 1 canhão MG151 20 mm, suspenso - bomba de 250 kg, ou 2 lançadores de foguetes Wfr. Gr. 21.
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